25 setembro, 2006

Por um Brasil melhor!


Passeando pelas comunidades do Orkut observei uma coisa que me chamou muito a atenção: a comunidade do Geraldo Alckimin para presidente.
Me chamou a atenção pela forma como os participantes chamavam todo o povo pobre que vai votar no Lula. "burros, analfabetos, idiotas, alienados, imbecis" e por aí vai. Agora eu me pergunto: como algum político pode querer vencer uma eleição sem saber tratar dos mais pobres com um mínimo de respeito?
O PSDB e os outros partidos de oposição estão sofrendo de um mal que eles mesmos criaram. Vivem exigindo do povo brasileiro uma reação a todos esses escândalos de corrupção praticados descaradamente pelo governo Lula mas não percebem que foi a má gerência deles que deixou esse povo nesse estado de coma induzido.
Desde que eu me entendo por gente, a educação pública é uma merda. Por mais que professores se esforcem para poder transformar alunos em seres pensantes, a tarefa quase nunca é cumprida. Me lembro bem que depois de estudar a vida toda em escola pública, precisei de um cursinho para poder ingressar em uma faculdade e também vi que na faculdade alunos que vinham da rede particular tinham muito mais facilidade em desenvolver seus trabalhos que alunos da rede pública.
Hoje, quase formado, pretendo sim dar aulas em escolas públicas mas a forma como quero ensinar meus alunos é muito diferente da forma como eu aprendi na escola.
Até hoje vejo que as escolas ensinam crianças a ler, escrever e fazer contas. Passa de ano quem lê o que tem no livro, concorda e reproduz na prova. Pois eu quero ensinar meus alunos a criticarem! Talvez se os professores formassem pessoas capazes de criticar o que lêem em jornais o povo já estivesse reagido contra os escandalos e tivesse chutado a bunda de todos os que fazem essas palhaçadas.
Para mim, educação continua sendo a palavra chave para um futuro melhor.
Para um futuro melhor porque o presente, pelo menos para mim, infelizmente não tem mais jeito!

Um comentário:

Anônimo disse...

Tenho certeza que vc será um professor muito bom.
Também fico vesga(!) de ver como as pessoas mais "cultas" tratam os que tem menos cultura...
Prá eles é tudo um bando de analfabetos...
Muito ruim isso.