18 setembro, 2007

"O Certinho"

Desde criança eu percebo uma característica em mim que sempre me protegeu de muitos problemas mas que também me impediu de fazer ou experimentar novas coisas: ser muito certinho.
Dividi boa parte da infância com um grande amigo. Com espírito explorador presente em qualquer criança, tivemos o privilégio de poder andar por todo o nosso bairro, que fica em um dos braços da represa Billings. Aqui andamos na mata, na água, em brejos, por outros bairros, na perigosa Rodovia dos Imigrantes e até escalamos alguns morros só para ver como eram as coisas lá de cima. Mas nesses passeios ou nessas explorações nos deparávamos com obstáculos que de certa forma poderiam ser mortais como por exemplo atravessar a Rodovia ou então, a nado, atravessar a represa.
Eu com minha mania de "segurança em primeiro lugar" sempre sugeria que ao invés de atravessarmos a Imigrantes, que fossemos até uma ponte, distante 1,5km de onde estávamos para passarmos por baixo e chegássemos ao outro lado. Ao invés de nadar, vamos a pé contornando a represa. Esses dois exemplos são os que eu acho que era de bom senso. Crianças de 6, 7 ou 8 anos andando em uma Imigrantes da vida é algo inimaginável hoje. Mas esse lance de ser o certinho me impediu de subir em muitas lajes ou em árvores mais altas, não permitiu que eu me equilibrasse sobre o muro mais alto ou me impedia de chegar em uma garota, já aos 12 anos. Sempre foi difícil para eu fazer uma loucura como muitos amigos faziam.
Não sei bem se estou misturando o "ser certinho" com "ter medo" mas a verdade é que essa é uma característica que me acompanha até hoje com "o medo de pagar aluguel" ou de prejudicar seriamente o próximo. Não consigo prejudicar alguém, sempre quero agradar a todos e quando percebo que por algum motivo deixei alguém de bico, não me sinto bem enquanto isso não for resolvido. Dia desses deixei de fazer um passeio que eu queria muito por receio de ter problemas na estrada e prejudicar outras pessoas que estavam conosco.
Olhando o que ficou para trás eu vejo bem as oportunidades perdidas por falta de ousadia mas também vejo que muito do que foi bloqueado foi muito bem bloqueado, ainda bem!
Foi só mais uma reflexão feita antes de dormir...

2 comentários:

Anônimo disse...

ahnnnnnnnnnn, tinha muita teia de aranha no blog????
é, de fato vc é um homem bomba, demora, mas quando detona faz estragos...
Beijo

Anônimo disse...

depois me diz se gostou das motinhas q eu coloquei no bloguinho...
beijo