05 setembro, 2005

Natureza em Fúria!


Vendo imagens do estrago que o Katrina causou em Nova Orleans e o desespero das pessoas que viviam lá, eu fiquei pensando: e se um desastre natural desses passa aqui pelo Brasil ou lá pela Argentina, Chile, algum país pobre da África... o que seria do povo?

Sim, porque se no país mais poderoso do mundo o negócio tá do jeito que tá, com pessoas sem água, sem alimento e sem remédios, imagine em um país pobre, miserável. Mas aí eu vejo que um desastre semelhante aconteceu em Cuba e ninguém foi morto, todos tiveram uma ajuda razoável do governo e a vida pelo menos foi preservada. Já nos EUA a ajuda demora a chegar, o povo esta revoltado e o lugar virou terra de ninguém.

Disso eu tiro algumas lições:

A primeiro é que perante a natureza, todos os países são iguais. Não importa o dinheiro e poder que esse país tenha, ele pode ser destruído em questão de horas.

Segundo que não é apenas o dinheiro que vai ajudar essas pessoas. Restaurar a vida daquele povo que vive em Nova Orleans vai ser mais difícil do que se imagina.

Hugo Chaves, Fidel Castro e outros dizem estarem dispostos a mandar soldados e dinheiro para ajudar as pessoas de lá. Na minha opinião, estão aproveitando a situação para alfinetar Bush, que parece ter acordado só nesses ultimos dias de suas férias para voltar a liderança do país, depois de ter recebido duras críticas da imprensa.

Tomara que essas pessoas recebam ajuda de verdade. Tomara!

Nenhum comentário: